terça-feira, 5 de abril de 2011

Será que não precisamos de uma lei contra o preconceito em geral?




Nossa, acho que chegamos em um momento da nossa sociedade que ou é feita uma lei contra a homofobia ou perderemos o controle. Uma sociedade é assim, se queremos que um comportamento se automatize, precisamos punir quem sai da linha. Nas últimas duas semanas ocorreram pelo menos dois casos graves de homofobia na mídia: o deputado aquele e um jogador de vôlei que foi ridicularizado pela torcida adversária por causa de sua opção sexual, que nada tem a ver com o jogo.

O caso do deputado, na minha opinião, é o que mais ilustra a necessidade de leis para isso. Pois inicialmente a sua declaração poderia ser considerada racismo (crime previsto em lei) e o mesmo responderia processo e poderia ser preso. Ao dar-se conta disso, mudou sua declaração, dizendo que não entendeu a pergunta e entendeu gay ao invés de mulher negra (alguém me explica a semelhança fonética?). Sim, racismo se tornou uma coisa grave no país. Falo por mim que sou de uma geração que cresceu com essa lei em vigor. Ser racista e fazer uma declaração dessas é quase como matar alguém. A lei e a punição fez com que concebêssemos esse ato como imoral. Julgar alguém pela sua cor de pele ainda acontece, mas pelo menos as vítimas estão mais protegidas e têm como reclamar.

Quanto aos gays, a situação tem se tornado cada vez mais grave e acho que esse é o momento de barrar esses homofóbicos. Não sou uma pessoa ativista da causa gay, mas acredito que o mais importante é que as pessoas possam viver em paz e felizes independente de sua opção sexual. Com certeza a repercursão teria sido maior se fosse um negro e o time adversário seria punido. Os gays também têm o direito de se protegerem do preconceito que pode levar a consequências avassaladoras na sua autoestima e saúde.

Vivemos num país muito preconceituoso ainda: mulheres, gays e negros ainda são vistos como inferiores ou incapazes. A única forma de acabar com isso é acabar com a impunidade! Tem muito homem branco, alto e bonitão inferior e incapaz e ninguém aponta seus defeitos! Por que não olhar para o nosso umbigo antes de julgar quem quer que seja? O julgamento do bem e do mal é Divino e cabe somente a Deus, a nós cabe tentar tornar esse mundo um pouquinho melhor!

E vcs o que acham disso tudo?
bjs!


PS: Preconceito (prefixo pré- e conceito) é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude "discriminatória" perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são: social, racial e sexual. (Fonte: Wikipédia)

Um comentário:

  1. Preconceito é resultado de uma educação fraquíssima e de uma cultura superficial. Portanto já deves ter entendido por onde deve ser iniciada a luta ... Leis desse tipo são a cara do brasil, com 'b' minúsculo mesmo, e sua subesducação/subcultura.

    ResponderExcluir