segunda-feira, 4 de abril de 2011

No Brasil, só não estuda quem não quer???

É, essa semana a nossa estimada presidenta do Brasil teve a cara-de-pau de dar essa declaração no programa de rádio "Café com a Presidenta". A íntegra da entrevista está nesse link: http://congressoemfoco.uol.com.br/noticia.asp?cod_canal=1&cod_publicacao=36619




Vou usar esse espaço para dividir com vocês a minha indignação com as palavras irresponsáveis da nossa presidenta, que se diz esquerdista, mas só faltou dizer que só é pobre quem não é esforçado!!!! Como uma ativista da luta armada contra a ditadura, uma socialista, alguém que associa a sua imagem às classes populares têm a coragem de dar uma declaração como essa?

Talvez a presidenta, ex-mulher de um rico empresário gaúcho, filha de uma tradicional família mineira, que estudou nos melhores colégios de Belo Horizonte, talvez ela não tenha estudado além da faculdade por pura vagabundagem mesmo, a senhora é uma fanfarrona, presidenta! Mesmo assim não posso afirmar isso com toda a certeza. Agora, pense em nós reles mortais, que precisamos trabalhar, muitas vezes, mais de 12 horas por dia para conseguir sustentar uma família? Ô seu vagabundo, levanta dessa cadeira e vai estudar....qualidade de vida pra quê??????

Voltando à declaração, Dilma afirmou que o número de inscritos no Fies estava abaixo do esperado, que os juros estavam baixo e que todo mundo pode ter um financiamento para cursar o ensino superior. Tu aí, que estás lendo meu blog, ainda nãoi foi estudar por que? Pede pra sair! O que a presidenta não considerou é que existem milhões de brasileiros que sequer concluíram o ensino fundamental por inúmeras razões, mas principalmente sociais e culturais. Por mais que essas pessoas queiram, dificilmente conseguirão chegar ao ensino superior, pelas mesmas razões que as levaram a não concluir o ensino fundamental. Outro aspecto é o impacto de uma declaração como essa na autoestima das camadas mais pobres da população. Alguém lá em Brasília conhece as nossas universidades gaúchas? Ou são tão caras que nem com finanaciamento e vendendo a mãe a criatura vai poder pagar ou temos aulas nos horários mais absurdos, nos impossibilitando de trabalhar.

Você pode estar pensando: "ah, mas essa patricinha que escreve o blog fez faculdade na federal" Sim, eu fiz. Graças a Deus consegui passar em uma federal, mesmo tendo estudado em escola pública...e no meu tempo não haviam cotas. Mas eu sei do quê precisei abrir mão e que me minha família me apoiou por compreender a importância disso. Porém se eu tive que escolher entre trabalhar e dar de comer ao meu filho ou estudar, com certeza ficaria com a primeira opção, mesmo que incoscientemente. Acho que a presidenta matou a aula de biologia em que o professor dela deve ter falado sobre instinto de sobrevivência, não acham?


Sigam aqui do lado ---------------------------->
Comentem aqui em baixo ;)
bjs!

Nenhum comentário:

Postar um comentário